22/08/2012 – Período de vacinação contra Poliomielite e Sarampo começa dia 18/06/2011

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2011 começa no dia 18 de junho. Crianças com menos de 5 anos devem ser vacinadas nesta primeira etapa.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave que provoca sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, podendo ser evitada com duas gotinhas da vacina, aplicadas gratuitamente nos postos de saúde. A segunda etapa será no dia 13 de agosto, nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação, para a criança receber mais duas gotinhas contra a pólio.

Nesse ano a campanha de vacinação contra a pólio terá uma novidade. Na primeira etapa, em 18 de junho, além das duas gotinhas contra a paralisia infantil, oitos estados também vão vacinar crianças contra Sarampo, dentre eles o Rio de Janeiro. Nesses estados, todas as crianças entre um ano e menores de sete anos (6 anos, 11 meses e 29 dias) devem se vacinar contra o sarampo – mesmo que já tenham sido vacinadas antes. O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção

Para maiores informações, acessem:

Campanha de vacinação contra a Poliomielite: 1ª Fase

Estratégia de imunização contra o Sarampo